g2h

level

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Fatores Biótico tudo sobre

Os fatores bióticos correspondem às comunidades vivas de um ecossistema, que pode ser tanto uma floresta quanto um pequeno aquário. São exemplos: plantas, animais, fungos e bactérias.


Fatores bióticos: seres produtores (plantas e algas), seres consumidores (herbívoros e carnívoros) e seres decompositores (fungos e bactérias).


Os fatores bióticos são o resultado da interação entre os seres vivos em uma determinada região. Juntos, eles formam a biota, ou seja, a comunidade biológica que influencia o ecossistema do qual fazem parte.


Por exemplo, em um manguezal todas as espécies animais e vegetais compõem a biota daquele ambiente, como os caranguejos, os guarás, as lontras, o mangue preto e o mangue vermelho são os fatores bióticos do ecossistema.


Relações ecológicas e as cadeias alimentares

A influência que os fatores bióticos exercem no ecossistema são baseados principalmente a partir das relações ecológicas e das cadeias alimentares.


As relações ecológicas são as interações que ocorrem entre os seres vivos, sendo classificadas da seguintes forma:


Nível de interdependência

Intraespecíficas (ou Homotípicas): relação entre seres da mesma espécie.

Interespecíficas (ou Heterotípicas): relação entre seres de espécies diferentes.

Benefícios ou prejuízos que apresentam

Harmônicas: quando o resultado da associação entre as espécies é positiva, podendo somente uma ou as duas espécies serem beneficiados sem o prejuízo de nenhum deles.

Desarmônicas: quando o resultado desta relação for negativo, ou seja, se houver prejuízos para uma ou ambas as espécies envolvidas.

Os diferentes tipos de relações ecológicas representam a contribuição dos seres vivos para o ecossistema em que vivem. O ecossistema aquático é um exemplo de como os fatores bióticos exercem sua influência para o equilíbrio do meio.


O manguezal também reflete a importância das relações ecológicas, onde a biota forma um ciclo. Este é um ambiente considerado o berçário de muitas espécies marinhas, especialmente para muitos peixes e crustáceos que utilizam essa região para se reproduzir.


As cadeias alimentares são as relações entre os organismos autótrofos (que produzem o próprio alimento) e os heterótrofos (que precisam ingerir outros organismos para se alimentar).


São classificadas em diferentes níveis tróficos:


Produtores: são os seres autótrofos, ou seja, aqueles que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese.

Consumidores: são os seres heterótrofos, ou seja, aqueles não produzem o seu próprio alimento e por isso necessitam buscar em outros seres a energia para sobreviver.

Decompositores: são aqueles que se alimentam da matéria orgânica em decomposição para obter nutrientes e energia, contribuindo assim com a reciclagem de matérias orgânicas.

Como exemplo de cadeia alimentar existente no ecossistema marinho temos o manguezal. Nele, podemos considerar:


Produtor: o mangue vermelho;

Consumidor primário: o caranguejo que se alimenta de suas folhas;

Consumidores secundários: a ave guará e o guaxinim que comem os caranguejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pesquisa no Google