g2h

level

quinta-feira, 10 de junho de 2021

OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA

A CONQUISTA ROMANA E A RESISTÊNCIA DOS POVOS IBÉRICOS


A conquista

Os romanos eram um povo proveniente da Península Itálica que conquistaram vários territórios à volta do mar Mediterrâneo graças ao seu poderoso e organizado exército.


Atraídos pelas riquezas das Península Ibérica, conquistaram-na no séc. III a.C. Desta forma conseguiram o domínio do comércio do Mediterrâneo.


A resistência

As populações do litoral sul não ofereceram grande resistência. O mesmo não aconteceu com os povos do Centro e Norte que lutaram contra os romanos durante quase  200 anos. Um dos povos que se distinguiu na luta contra os romanos foram os Lusitanos, chefiados por Viriato. Estes montavam armadilhas e emboscadas aproveitando as montanhas e desfiladeiros.


O império romano

Entretanto não foi só conquistada a Península Ibérica, mas sim um conjunto de territórios à volta do Mediterrâneo que fez com que os romanos construíssem um grande Império. A sua capital era a cidade de Roma e possuíam territórios na Europa, Ásia e África. O chefe supremo do Império era o imperador.


A PENÍNSULA IBÉRICA ROMANIZADA

 

Herança romana

Os romanos permaneceram quase 700 anos na Península Ibérica e durante este tempo os costumes das pessoas alterou-se e  foram construídos edifícios e estruturas que influenciaram bastante o modo de vida da população. A todas as alterações provocadas pela presença dos romanos na Península Ibérica chama-se romanização.


As transformações mais significativas foram:


construção de estradas, aquedutos, pontes, teatros, balneários públicos, templos, monumentos;

casas cobertas com telha, com jardins exteriores e com mosaicos a decorar o pavimento;

intensificação da produção agrícola (vinho, azeite e trigo) e da exploração agrícola;

criação de indústrias: salga do peixe, olaria, tecelagem;

desenvolvimento do comércio;

maior uso da moeda;

a língua falada passa a ser o latim.

 

Era cristã

Este período também ficou marcado pelo surgimento de uma nova religião: o Cristianismo. Esta nova religião expandiu-se por todo o Império e a contagem do tempo passou-se a fazer pela era cristã, ou seja, a partir do do nascimento de Jesus Cristo (quem começou a pregar esta religião e que afirmava ser filho de Deus).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pesquisa no Google