g2h

level

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Quando Usar a Ênclise

 Quando Usar a Ênclise

Márcia Fernandes Escrito por Márcia Fernandes  Professora licenciada em Letras 

Ênclise é a colocação do pronome depois do verbo.


Existem mais dois tipos de posição: Próclise (pronome antes do verbo) e Mesóclise (pronome no meio do verbo).


Exemplos:


Telefonei-lhe na hora combinada. (Ênclise)

Ontem me disse que não viria. (Próclise)

Convidar-te-ia se quisesse. (Mesóclise)

Depois de ler este artigo você não terá mais dúvidas quanto ao uso de uma ou outra posição! Lembrando que a Ênclise somente é usada quando o uso da Próclise ou da Mesóclise não são possíveis:


Quando o verbo inicia a oração. Exemplo: Fez-me um favor. Só isso!

Com verbo no imperativo afirmativo. Exemplo: Quando eu avisar, retirem-no da sala.

Com verbo no infinitivo impessoal. Exemplo: Prometo amar-te.

Com verbo no gerúndio. Exemplo: Vive castigando-lhe sem motivos aparentes.

Depois de vírgula

Quando os verbos são antecedidos por advérbios, usamos a próclise. Todavia, se há vírgula depois do advérbio, deve ser usada a ênclise, uma vez que nesse caso o advérbio deixa de atrair o pronome.


Exemplos:


Ontem me deram a notícia.

Afinal, deram-me a notícia.

Quando não Usar

Com verbos no Futuro do Presente ou no Futuro do Pretérito - pois nesses casos deve ser usada apenas a mesóclise ou a próclise. Exemplo: Chamar-te-ei assim que puder.


Bem como nas situações em que se requer a próclise:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pesquisa no Google