g2h

level

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Pronomes

 Pronome Pessoal

Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos:


1. Pronomes Pessoais do Caso Reto: exercem a função de sujeito.


2. Pronomes Pessoais do Caso Oblíquo: substituem os substantivos e complementam os verbos.


Pronome Possessivo

Os pronomes possessivos são aqueles que transmitem a ideia de posse.


Pronome Demonstrativo

Os pronomes demonstrativos são utilizados para indicar a posição de algum elemento em relação à pessoa seja no discurso, no tempo ou no espaço.


Eles reúnem algumas palavras variáveis - em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) - e as invariáveis.


Os pronomes demonstrativos variáveis são aqueles flexionados (em número ou gênero), ou seja, são os que sofrem alterações na sua forma. Por exemplo: esse, este, aquele, aquela, essa, esta.

Já os pronomes invariáveis são aqueles que não são flexionados, ou seja, que nunca sofrem alterações. Por exemplo: isso, isto, aquilo.


Pronome de Tratamento

Os pronomes de tratamento são termos respeitosos empregados normalmente em situações formais. Mas, como toda regra tem exceção, “você” é o único pronome de tratamento utilizado em situações informais.


Pronome Indefinido

Empregados na 3ª pessoa do discurso, o próprio nome já indica que os pronomes indefinidos substituem ou acompanham o substantivo de maneira vaga ou imprecisa.


Pronome Relativo

Os pronomes relativos se referem a um termo já dito anteriormente na oração, evitando sua repetição. Esses termos podem ser palavras variáveis e invariáveis: substantivo, adjetivo, pronome ou advérbio.


Pronome Interrogativo

Os pronomes interrogativos são palavras variáveis e invariáveis empregadas para formular perguntas diretas e indiretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pesquisa no Google