g2h

level

terça-feira, 14 de junho de 2022

Ácaros

 "Os ácaros são animais artrópodes do grupo dos aracnídeos, mais precisamente do agrupamento Acari. Eles apresentam quelíceras como peças bucais, não possuem antenas e contam com quatro pares de patas. Além disso, possuem um corpo indiviso, porém, para facilitar o estudo, pode ser dividido em dois tagmas (grupos de segmentos especializados) exclusivos: gnatossoma e idiossoma.



"O gnatossoma é a parte mais anterior do corpo do animal e corresponde apenas ao ápice da cabeça, onde estão localizadas as peças bucais e a abertura bucal, enquanto o idiossoma é a região posterior e corresponde à maior parte do corpo do ácaro. O gnatossoma varia muito suas características a depender da dieta adotada pelo ácaro.


"O corpo dos ácaros é recoberto por pelos, ou cerdas, sendo alguns desses pelos sensoriais. A disposição das cerdas pelo corpo desses animais é uma característica importante para a identificação da espécie.


Os ácaros são animais pequenos e isso garante um grande sucesso evolutivo. Suas pequenas dimensões permitem que eles colonizem micro-habitats, os quais não estão disponíveis para outras espécies maiores. Algumas espécies, por exemplo, são encontradas vivendo no interior de folículos pilosos de mamíferos.

"Alimentação dos ácaros

Existem diferentes espécies de ácaros, as quais possuem uma alimentação bastante diversificada. As espécies herbívoras possuem quelíceras com formato de agulha, sendo essa estrutura capaz de penetrar o vegetal. As espécies terrestres de ácaros carnívoros que vivem no solo se alimentam de artrópodes pequenos e nematódeos. As espécies aquáticas se alimentam, em grande parte, de pequenos crustáceos. Alguns ácaros alimentam-se de detritos e carniça. Existem ainda espécies ectoparasitas e endoparasitas. Algumas espécies de ácaro também se alimentam de restos da pele humana.


Habitat dos ácaros

Os ácaros são um grupo bastante diverso. Muitas pessoas acreditam que todos os ácaros são animais parasitas, porém isso não é verdade, existindo muitas espécies de vida livre. Algumas das espécies de vida livre ocorrem em ambientes terrestres, sendo encontradas com frequência em plantas, folhas caídas, limo, húmus, solo e madeira podre. Outras espécies são aquáticas, sendo possível encontrar representantes em ambientes de água doce e água salgada. No que diz respeito aos ácaros parasitas, estes podem ser encontrados vivendo sobre ou dentro de vertebrados, invertebrados e plantas.


Importância dos ácaros

Muitas espécies de ácaros apresentam importância médica, sendo responsáveis por provocar  doenças em seres humanos. Os ácaros também provocam doenças em animais domésticos e são muito importantes para a agricultura, sendo inimigos naturais de algumas pragas agrícolas e também atuando como pragas"

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Ácaros"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/acaro.htm. Acesso em 14 de junho de 2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pesquisa no Google