g2h

level

segunda-feira, 13 de junho de 2022

PROTEÍNAS

 As proteínas são compostos orgânicos abundantes encontrados em todos os organismos. De acordo com alguns autores, em animais superiores, essas macromoléculas constituem aproximadamente 50% do peso seco de seus tecidos. As proteínas estão presentes em praticamente todas as estruturas celulares, sendo ainda responsáveis pela constituição de anticorpos e hormônios, por exemplo.


→ Estrutura das proteínas


Todas as proteínas são formadas por moléculas denominadas de aminoácidos (veja a representação a seguir). Cada aminoácido é formado por um grupo carboxila (- COOH) e um grupo amina (-NH2), que estão ligados a um átomo de carbono. Nesse átomo de carbono estão ligados ainda um átomo de hidrogênio e um radical (R), que varia de um aminoácido para outro.


No total, existem 20 aminoácidos na natureza, que são responsáveis por formar todas as proteínas existentes. Cada aminoácido liga-se a outro por meio de ligações peptídicas, que acontecem entre o grupamento carboxila de um aminoácido e o amina de outro. Normalmente, utiliza-se o termo proteína para designar uma estrutura formada por mais de 70 aminoácidos distintos.


→ Classificação das proteínas


As proteínas podem ser classificadas em dois grupos básicos: proteínas fibrosas e proteínas globosas. As proteínas fibrosas são aquelas em que as cadeias de aminoácidos estão dispostas de maneira a formar fios e, geralmente, são insolúveis em água. Esse é o caso das fibras encontradas no tecido conjuntivo.


Além das proteínas fibrosas, temos as proteínas globulares. Essas proteínas possuem cadeias que se enrolam sobre elas mesmas, formando uma estrutura esférica e normalmente solúvel em água. Como exemplo dessas proteínas, podemos citar a hemoglobina e os anticorpos.


Podemos classificar ainda as proteínas em simples ou conjugadas. As simples são aquelas formadas exclusivamente por aminoácidos, enquanto as conjugadas possuem outras substâncias a elas ligadas, como um açúcar ou uma vitamina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Pesquisa no Google